domingo, 7 de novembro de 2010

workshop Ricardo Junqueira

Possibilidades fotográficas


No primeiro dia, vamos mostrar um pouco do meu trabalho e o de outros fotógrafos que usam a fotografia de maneira diversa, e mais algumas coisas, falar sobre a questão da fotografia como meio de expressão, com uma pegada de arte contemporânea, e em seguida, vamos dar ao pessoal que está participando uma "tarefa de casa" > trazer algum tipo de trabalho editado > pode ser feito depois do final da aula, ou alguma coisa que já esteja sendo feita, ou ainda algum trabalho já editado - a idéia é provocar algum tipo de reação nas pessoas que estão participando, alguma reflexão.

No segundo dia o que faremos é analisar o que foi feito pelos alunos > nós descarregamos o material no laptop, apresentamos e comentamos com o grupo. Todos podem ver o trabalho realizado por cada um. O que é interessante é que nem todo mundo trás, mas todos podem participar dos comentários > o que nós costumamos analisar é a edição e a coerência dos trabalhos apresentados.


Com relação aos participantes não existe nenhuma exigencia com relação a equipamento > pode ser máquina normal, de filme ou digital, ou ainda, pode ser para gente que nem é da fotografia, mas está interessado no assunto.
A idéia é abordar a fotografia criativa, com regras muito flexíveis.



Ricardo Junqueira



Ricardo Junqueira nasceu em Brasília em 1965 e começou a fotografar aos 14 anos. Tornou-se profissional em 1984 e desde o começo sempre se preocupou em pesquisar e atingir resultados em que não só a técnica estivesse presente, a expressão artística e a capacidade de criação ganhavam voz em seus trabalhos.
trabalhou em diversos estúdios com fotógrafos de Publicidade, sem com isso deixar de se preocupar com o lado artístico da fotografia, tanto que sempre procurou conciliar as duas vertentes de seu trabalho, seja empregando técnicas de pesquisa e métodos pouco convencionais em seu trabalho comercial, seja usando os proventos deste trabalho comercial para subsídio do trabalho de expressão com várias exposições, dentre elas a 21a Bienal de São Paulo, a mostra Iconógrafos, publicando ensaios em diversos jornais e revistas.
Em 1996, mudou-se para Natal, no Rio Grande do Norte, em busca de qualidade de vida e de conquistar novos espaços, é em Natal que reside e trabalha atualmente. É filiado à Abrafoto – Associação Brasileira de Fotógrafos de Publicidade desde 1999 e membro do conselho administrativo da RPCFB (Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira), em 2009 organizou a mostra “Coletivo Potiguar – sobre a fotografia contemporânea do Rio Grande do Norte é um dos contemplados do Premio Marc Ferrez de Fotografia de 2010.



dia 27 - aula expositiva com projeção de imagens e conversa com os alunos das 15:00h às 18:00h


dia 28 - analise dos resultados e conclusão das 15:00h às 18:00h


investimento: R$ 150,00 até 15/11/2010 a partir de 16/11 R$ 190,00